No 18 de maio, data alusiva ao combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, o Cedeca – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone completou oito de anos de atuação ininterrupta pela garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes do Tocantins.

Com atuação pautada pela incidência política para a efetividade do marco legal nacional e internacional sobre os direitos da criança e adolescente, como o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente e a CDC – Convenção dos Direitos da Criança, o Cedeca Glória de Ivone desenvolve atividades nos seguintes eixos: direitos sexuais e reprodutivos, direito à participação e justiça juvenil.

“O nosso compromisso é com a democracia e com os direitos humanos. Nestes oito anos reafirmamos nosso compromisso de promover as vozes dos/as adolescentes visando o exercício pleno da cidadania e da sua  autonomia, defender direitos e garantias constitucional e o acesso a justiça, fortalecendo também as agendas e alianças políticas que possibilitem a ampliação das conquistas legais no campo dos direitos humanos”, destaca Mônica Brito, membro da Coordenação Executiva do Cedeca.

Para a adolescente Beatriz Ribeiro Ayres, o Cedeca é muito importante para todas as crianças e adolescentes, principalmente com relação ao protagonismo. “Desde que entrei no Cedeca adquiri muito conhecimento sobre direitos humanos de crianças e adolescentes e todas as vezes que saí do Estado pude conhecer outras realidades e observar que em todo lugar tem crianças e adolescentes sofrendo com diferentes tipos de violações. Acho que é muito importante, que nós, adolescentes, possamos compreender que é preciso lutar para acabar com todos os tipos de violações dos direitos de crianças e adolescentes”, ressalta.

Filiado à Anced – Associação Nacional dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, organização que coordenou por dois mandatos consecutivos de 2010 a 2015,  o Cedeca desenvolve, atualmente, projetos de enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, Projeto Farol, com patrocínio da Petrobrás, e no âmbito da justiça juvenil, é coordenador da Renade – Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei. A organização mantém ainda o site Observatório sobre os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, mais direcionados para pesquisas na área.

Cedeca

O Cedeca é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em maio de 2007, fruto da articulação de militantes do movimento da infância e da adolescência no Estado, que trabalha associando proteção jurídico-social, mobilização, controle social e formação para direitos com vistas à construção de uma sociedade que exercite plenamente os direitos humanos infanto-juvenis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *