A exploração sexual é um fenômeno multifatorial, mas resulta principalmente de desigualdades sociais, raciais e étnicas. O Brasil, apesar de ser considerado um país de renda média, convive ainda com uma extrema desigualdade que dá origem aos elevados índices de violência intrafamiliar, interpessoal e social. Apesar da mobilização das últimas décadas que resultou no Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, muito precisa ser feito e debatido.
Nesse contexto, a Organização de Direitos Humanos – Projeto Legal vem, por meio do projeto: “ADVOGA CRIANÇA – PROTEÇÃO JURÍDICA SOCIAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIAS SEXUAIS” organizar o Fórum de debate: “Direitos Violados: Delineando estratégias de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes”.
Data: 28/01/2016
Local: CUT Central Única dos Trabalhadores –
Av. Pres. Vargas, 502, 15º andar, Centro – Rio de Janeiro/RJ
Horário: 17h às 20h.
PROGRAMAÇÃO
MESA
Direitos Violados: Delineando estratégias de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.
– Eixos de debate:
Marco Situacional dos direitos humanos com foco nos direitos da criança e adolescente e o trabalho em rede – Carlos Nicodemos – Presidente da ODH Projeto Legal.
Dados de violência contra crianças e adolescentes no Brasil – Thaisi Bauer – Advogada do Projeto Legal.
Direitos da criança e do adolescente e o trabalho no Conselho Tutelar – Juarez Marçal – Presidente da ACTERJ
Conceitos de violência e fluxo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas – psicóloga Cristina Fernandes – Rummos.
– Debate
– Encerramento
Informações ODh Projeto Legal/RJ