O episódio desta segunda-feira (2) do Café da Manhã debate a inclusão de alunos bolsistas em escolas de elite. A repórter da Folha Isabela Palhares conta o que ouviu de estudantes e educadores sobre os obstáculos para garantir os benefícios desse mecanismo. E Gabriel Domingues, presidente da Ponteduca, organização que se dedica à democratização da educação particular, analisa em que bases essa discussão se dá e fala dos caminhos para superar as travas atuais.

Ouça aqui.

Alguns desses casos foram denunciados por meio de Ação Civil Pública protocoladas em abril deste ano pela ANCED e a Educafro, com apoio da Ponteduca. Na petição inicial, as entidades afirmam que os bolsistas do colégio Visconde de Porto Seguro ficam separados dos alunos pagantes, tendo aulas em uma unidade diferente, e não têm acesso às mesmas opções de currículo escolar.

Na edição do dia 1º de setembro, a Folha de São Paulo aborda o caso.  O jornal ouve Gabriel Domingues, ex-aluno do colégio Marista Arquidiocesano, e reproduz a história de outras pessoas quem viveram situações de violência racista e de classe em escolas de elite.

Leia aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *