Com apresentações que acontecem de setembro a outubro, o trabalho pretende disseminar os direitos humanos na educação por meio da música.
No próximo dia 12, adolescentes da Rede de Jovens Protagonistas de Palmas, junto ao Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone, iniciam rodada de apresentações em cinco escolas públicas da rede municipal, para o lançamento do CD gravado com o cantor e compositor Juraíldes da Cruz. O trabalho é resultado do projeto Jóia do Cerrado, iniciativa que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, e do Ministério da Cultura.
Segundo a coordenadora geral do Cedeca, Simone Brito, o nome do projeto é um trocadilho que une duas importantes riquezas. “Além de resgatar a importância e a valorização do cerrado com toda a sua vegetação, modo de vida, habitação e diversidade de povos e cultura, o título também se refere à criança e ao adolescente como jóia do cerrado, fundamental para preservar toda a memória histórica e ambiental, condição imperiosa para garantirmos a continuidade da linha da vida”, explica a coordenadora.
O CD, que leva o mesmo nome do projeto, traz 13 faixas inéditas. As canções abordam temas como meio ambiente, direitos humanos, fortalecimento da família, convivência social e civismo. As gravações foram feitas em dezembro do ano passado.
Além dos shows com Juraíldes, a programação inclui diversas atividades socioculturais, que acontecerão no período da tarde, antes de cada espetáculo. Serão desenvolvidas oficinas educativas, lúdicas e pedagógicas. O público poderá ainda prestigiar compositores das escolas e da região.
Espera-se com a ação, contribuir, através da música, com a integração da comunidade ao ambiente escolar e com a formação integral de crianças e adolescentes como cidadãos éticos, autônomos e solidários.
Sobre o projeto
Idealizado em 2009, o Jóia do Cerrado nasceu da intenção do Cedeca Glória de Ivone, organização não governamental que trabalha na defesa dos direitos infanto-juvenis, juntamente com o cantor Juraíldes da Cruz, de fomentar nas crianças o interesse pela preservação da música regional como patrimônio.
Aliando música e educação, o projeto pretende colaborar com a melhoria do rendimento dos alunos e de indicadores como evasão escolar, elevados índices de violência, distorção idade-série e enfraquecimento dos vínculos entre aluno e família.
Além da gravação e lançamento de um CD, a ação prevê a realização de cinco apresentações em unidades de ensino da rede pública, com livre acesso da comunidade. O material gravado será distribuído nas escolas e ficará disponível a toda a população.