Fórum Municipal de Adolescentes de São Leopoldo promoveu debate no Fórum Social Temático 2016
“Pude falar o que eu penso e não alguém falar por mim. E foi uma experiência diferente, pois estávamos no meio de adultos e podendo falar um pouco sobre nós e sobre nossos direitos e, principalmente, sobre a nossa realidade”, afirmou Andressa Calderon Schmitt, 14 anos, sobre o Diálogos sobre participação de adolescentes e jovens, atividade realizada pelo Fórum Municipal de Adolescentes de São Leopoldo durante o Fórum Social Temático, evento preparatório do Fórum Social Mundial de 2016 (que será no Canadá).
Planejado e realizado pelos adolescentes, o Diálogos propôs uma conversa sobre o direito à participação de adolescentes e jovens, socializando as experiências acumuladas ao longo de mais de três anos pelo Fórum Municipal de Adolescentes de São Leopoldo. O evento foi muito positivo e provocou debates interessantes e que estimularam a participação de todos e todas. A participação de pessoas de diversos locais do Brasil e também de outros países, enriqueceu a experiência. Segundo Andressa, “a participação é importante porque, quando se fala de adolescentes, temos que estar presentes, para falarmos e mostrarmos quem somos e não só o que a mídia mostra: adolescentes bagunceiros, marginais e violentos.”
Falando sobre participação
A participação de adolescentes e jovens tem sido pauta constante do Fórum de Adolescentes e também uma luta de organizações sociais como o Proame Cedeca e a Pastoral da Juventude, parceiras do Fórum no Diálogos. A educadora social do Proame Cedeca, Micheli Duarte e o educador social do Proame Cedeca, Tiago Silveira, destacam que “participação não significa só estar junto, mas sim pensar, debater e decidir em todos os espaços, principalmente na política de atendimento à criança e ao adolescente”. Além disso, segundo eles, “o processo educativo na área social se evidencia nas ações emancipatórias, na troca de experiências e na replicação de saberes construídos. Tudo isso se evidenciou no Diálogos, que teve encaminhamentos importantes para o processo de transformação dos adolescentes, do grupo participante e da comunidade.”
A atividade aconteceu no dia 22 de janeiro, na Escola Técnica Estadual Parobé, como parte integrante das atividades autogestionadas do Fórum Social Temático em Porto Alegre, reunindo mais de 35 pessoas.
La mesa de la cocina
Ao final do evento, o grupo apresentou o curta metragem La mesa de la cocina, que contou com a participação de adolescentes do Fórum em sua realização, inclusive como atores e atrizes. O curta, que debate questões relacionadas aos adolescentes, é parte de um projeto da Anced, por meio do projeto Red de Coaliciones Sur e faz parte de uma série de quatro audiovisuais realizados em quatro países Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A temática abordada no episódio brasileiro, que contou com o apoio do Proame Cedeca, é a violência.
O curta foi muito bem recebido no Fórum Social Temático e está disponível para visualização no endereço https://www.youtube.com/watch?v=IWaXkRtTxUM
Ascom Cedeca Proame/RS