Entre os dias 25 e 26 de maio de 2015, acontece em Manaus, o Seminário: “Avanços e Desafios da Rede Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Amazonas”. É uma realização da Rede Ecpat Brasil que trabalha para a eliminação da exploração sexual de crianças e adolescentes, da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, junto ao Deputado Estadual Luiz Castro e Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas ALE/AM, Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado –Amazonas, Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). O evento ocorrerá na no Auditório Berlamino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas situada na Av. Mario Ypiranga Monteiro (Antiga Recife), nº 3950 –Parque Dez, a partir das 9h.
O seminário tem por objetivo Proporcionar um espaço de discussão sobre o enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento pretende reunir trabalhadores da rede de atendimento às crianças e adolescentes, usuários dos serviços e familiares, movimentos atores sociais em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, instâncias de controle social, instituições da sociedade civil organizada, parlamentares, gestores públicos, profissionais e estudantes de todas as áreas dos conhecimentos. Já foram confirmadas a participação de aproximadamente 350 escritos.
De acordo com a coordenação do evento, o seminário quer chamar a atenção da sociedade, mobilizar e fortalecer as Redes de Defesa de Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes, através de reflexões, considerando a passagem do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao abuso e a Exploração Sexual de Crianças e adolescentes. “Varias ações foram realizadas no Amazonas através da Rede de enfrentamento, como as CPI’S da pedofilia e Exploração Sexual da Câmera dos Deputados Federais e o Poder Legislativo Estadual que contribuíram com as investigações e com o fortalecimento das ações de enfrentamento, porém, ainda fazer-se necessário ampliar as discursões sobre o fenômeno da violência sexual, visando avançar a proteção integral da população infatojuvenil, direito já garantido pelo ECA, como prioridade absoluta; Por isso convidados o poder Público e a sociedade a sumir com maior compromisso a luta pelos direitos de Crianças e de Adolescentes”. Destacou a coordenação.
O evento contará com a presença de vários Especialista da Área da Infância e da Juventude. Entre os convidados do Seminário, estará presente a Deputada Federal Érika Kokay que Presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da Câmara dos Deputados Federais. A Representante da Câmera Federal fará uma analise da situação de abuso e exploração Sexual contra Crianças e adolescentes – A conjuntura Nacional.
Mais informações clique aqui.
Assessoria de Imprensa-IACAS/Ecpat