O encontro será entre os dias 30 e 31 de janeiro e reunirá cerca de 25 integrantes da Renade para promover o fortalecimento da Rede e dar continuidade ao plano de trabalho iniciado em 2012, na III Oficina Renade.
Entre os dias 30 e 31 de janeiro, integrantes da Rede Nacional de Defesa dos Adolescentes em Conflito com a Lei (Renade) estarão reunidos em Palmas-Tocantins, com a finalidade de promover o fortalecimento da Rede e construir um plano de trabalho regional e nacional, para o ano de 2013, que apresente proposições de enfrentamento as graves violações aos direitos humanos de adolescentes em processo socioeducativo, a partir da agenda nacional, pactuada na III oficina da Renade, realizada em 2012.
A reunião promoverá diálogos sobre justiça juvenil, Sinase e justiça restaurativa, para construção de consensos conceituais, a formulação do plano de incidência politica para enfrentamento de PECs e Pls na contramão dos Direitos Humanos, bem como proporcionar a integração das representações dos multi atores da Renade para fortalecer as ações em rede. Está previsto também a realização de debates sobre a conjuntura atual de criminalização e encarceramento da adolescência e juventude brasileira.
Segundo a organização, estarão presentes na reunião cerca de 25 integrantes da Rede para dar o devido encaminhamento as demandas sobre violação de direitos humanos, bem como fortalecer as ações estratégicas da Rede em âmbito nacional. A Renade tem contribuído para fortalecer o movimento de defesa da infância adolescência em âmbito internacional e nacional e vem enfrentando de forma estrutural e conjuntural as diversas violações e ameaças aos adolescentes em sistema socioeducativa, além de dar visibilidade a temas polêmicos e difíceis como: criminalização e encarceramento da adolescência e juventude, redução da idade penal, psiquiatrização e outras. Esta reunião tem um caráter pragmático, no sentido de formular planejamento de ações politicas, jurídicas e administrativas que garantam os direitos humanos de adolescentes.
O Encontro terá a participação da Associação Nacional dos Centros de defesa da Criança e do Adolescente( Anced/Seção DCI Brasil), Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e. Institucional (ABMP), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), movimento de familiares, adolescentes, representantes regionais da Renade e outros convidados.